População tem até o dia 12 de outubro para contribuir com propostas para a Consulta Popular

DECRETO nº 2.134, de 06 de outubro de 2021-COVID 19
6 de outubro de 2021
CONFIRA A 7ª EDIÇÃO DO INFORMATIVO PIT
18 de outubro de 2021

Neste ano, população regional pode enviar projetos e também apoiar sugestões de iniciativas. A proposta que receber mais apoio integrará a cédula de votação.

Conforme já apresentada a metodologia na Assembleia Inicial da Consulta Popular, esse ano o processo sofreu alterações e a população precisa estar atenta a isso. A indicação de projetos a serem incluídos entre as propostas a concorrer com recursos da Consulta deve ser cadastrada no aplicativo Colab.

O prazo para que as pessoas insiram suas ideias no aplicativo encerra na próxima terça-feira, dia 12. O período para apoiar/curtir as iniciativas postadas também termina nesta data. Todas as propostas passam por uma avaliação do Governo do Estado e devem seguir critérios como viabilidade orçamentária da região e alinhamento com o Mapa Estratégico do Governo, além de serem apresentadas com base em 11 categorias: Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Turismo; Assistência Social; Meio Ambiente e Infraestrutura; Cultura; Obras e Habitação; Transporte; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico; Inovação, Ciência e Tecnologia; e Direitos Humanos.

A indicação que obtiver mais apoio/curtidas no aplicativo irá para a cédula de votação deste ano juntamente com outros quatro projetos que começarão a ser discutidos nas Assembleias Microrregionais, que ocorrerão no dia 28 de outubro, às 9h na Câmara de Vereadores de Sobradinho e às 14h, na sala 101 da UNISC campus Santa Cruz do Sul. Nestes encontros, os projetos trazidos e já cadastrados no aplicativo pelos participantes serão debatidos, aperfeiçoados e unificados para que cheguem à cédula melhor desenvolvidos tecnicamente.

Após as Assembleias Microrregionais ainda ocorrerá uma Assembleia Ampliada, em data a ser definida pelo Governo do Estado, onde será definida a cédula de votação da região do Vale do Rio Pardo.

O próximo passo após a definição dos projetos será o processo de votação, quando qualquer cidadão eleitor maior de 16 anos poderá escolher as demandas da região. O voto poderá ser confirmado por meio do site da Consulta Popular (onde a cédula estará disponível nos dias de votação) e do aplicativo Colab. A votação vai ocorrer entre os dias 22 e 30 de novembro. A cédula será composta por cinco projetos e somente os três mais votados serão contemplados. Os resultados serão conhecidos no dia 2 de dezembro.

O Governo prevê para a votação deste ano a destinação de um total de R$ 30 milhões para o Estado, divididos em 28 Coredes. O recurso contemplará projetos de desenvolvimento regional. No Vale do Rio Pardo, o valor será de R$ 1.114.287,00.

Aplicativo Colab

Para participar da Consulta Popular 2021, o cidadão precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do “pin” (localização) a região desejada.

As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta, com justificativa da importância para a região. O cidadão terá um limite de 120 caracteres para escrever a proposta, podendo utilizar-se de foto para melhor ilustrar, e poderá consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Corede.

*Anexo um card com as orientações para baixar o aplicativo no seu celular

*Siga as nossas redes sociais: